Uma safra nova de prefeitos pretendem protagonizar o quadro político nos próximos anos. No Rio Grande do Sul, destaques para Nelson Marchezan Junior (Porto Alegre) e Eduardo Leite (Pelotas) e em São Paulo, João Doria. Os três usam as redes sociais como um dos principal instrumentos de comunicação das ações de mandato e das prefeituras. No Paraná, os prefeitos Leonaldo Paranhos (Cascavel) e Santin Roveda (União da Vitória) se destacam.

Essa comunicação direta com os moradores está funcionando. Pesquisa do Instituto Desenvolver aponta a aprovação de Santin Roveda na casa dos 79%. O levantamento deste mês de julho mostra ainda que a saúde é a área com melhor desempenho do prefeito de União da Vitória. Para 32%, a saúde é o “serviço no qual a atual administração está se saindo melhor”.  Educação (10%), calçamento e asfalto (8%), e limpeza urbana (6%) seguem como as áreas melhor avaliadas pelos entrevistados.
Santin Roveda começou seu governo com um choque de gestão. No primeiro mês, os salários do prefeito, vice-prefeito e secretários foram destinados para compra de medicamentos. O prefeito fez também uma força tarefa, com os servidores da própria prefeitura, que cuidaram dos tapas buracos e da limpeza urbana da cidade.

(foto: PMUV)