Uma parceria inovadora entre a Secretaria Municipal de Saúde e hospitais da cidade promove a capacitação de médicos e enfermeiras dos posto de saúde para aumentar a qualidade do atendimento às gestantes.

O Programa Continuado Vale a Vida, ligado à Rede Mãe Curitibana, leva profissionais dos postos para uma semana de imersão em hospitais no atendimento em ginecologia e obstetrícia. Cerca de 50 médicos e enfermeiras estão sendo capacitados no Hospital do Trabalhador e o mesmo trabalho é realizado no Hospital das Clínicas e nas maternidades Victor Ferreira do Amaral e Bairro Novo.

Os médicos e enfermeiras retornam aos postos de saúde da Prefeitura habilitados para atender as demandas mais simples da área. “É uma parceria inédita. Esse programa faz a troca de informações em prol do melhor atendimento das pacientes”, explica o coordenador da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, Edvin Javier Boza Jimenez. “A estratégia é oferecer treinamento contínuo a todos os médicos e enfermeiras obstetras do Programa Estratégia Saúde da Família”, explica.

Hospital do Trabalhador

Cerca de 16 profissionais da Secretaria de Saúde já passaram pela imersão no Hospital do Trabalhador. Neste sábado (5/8), médicos e enfermeiras obstetras participam da parte teórica do curso, em que serão discutidas as principais ocorrências com gestantes que podem ser resolvidas nas unidades de saúde, sem a necessidade de encaminhamento hospitalar.

“Falaremos de como tratar corrimentos vaginais, infecções urinárias, verificar a vitalidade do neném, situações que podem ser avaliadas na unidade de saúde, deixando as questões mais críticas para encaminhamentos hospitalares”, destaca a coordenadora da maternidade do Hospital do Trabalhador, Somaia Reda.