Um verdadeiro passeio histórico por Curitiba do tempo em que era apenas ponto de passagem do Caminho do Peabiru, antiga trilha indígena, passando pelo Arraial de mineração de ouro, as margens do Rio Atuba, até a modernidade arquitetônica dos dias atuais. Essa é a história retratada no livro “Curitiba – Luz dos Pinhais”, lançado nesta segunda-feira, dia 19, no Solar do Rosário, no centro histórico da cidade.

O livro foi escrito pelo prefeito eleito de Cutiba, Rafael Greca, e editado pelo Solar do Rosário, sob a coordenação cultural e editorial de Lúcia Casillo Malucelli. A obra foi produzida por meio da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura, com patrocínio das empresas Blount International, Roca, Peróxidos do Brasil e Impextraco, e apoio de Casillo Advogados e Ambiotech.

Com ilustração do artista Poty Lazarotto na capa, o livro “Curitiba – Luz dos Pinhais” tem 560 páginas e mais de 2 mil imagens entre fotografias antigas, atuais, quadros e ilustrações. “É um verdadeiro mergulho no tempo histórico de Curitiba, reconhecendo suas formas e seus encantos” , afirma Rafael Greca, que lança o livro no mesmo dia em que
será diplomado Prefeito de Curitiba.

Para a coordenadora cultural e editorial do livro, Lucia Casillo Malucelli, o livro conta em detalhes como Curitiba surgiu e como se desenvolveu ao longo do tempo. “É uma enciclopédia sobre Curitiba com histórias que homenageiam os fundadores e algumas das principais famílias da cidade”, conta Lúcia Malucelli.

A ideia de um livro sobre a história de Curitiba surgiu durante uma conversa informal há dois anos entre a fundadora e proprietária do Solar do Rosário, Regina Casillo, e Rafael Greca, amigos de longa data, incentivado também pelo Caetano Munhoz da Rocha, filho do ex-governador Bento Munhoz da Rocha e dona Flora. A partir deste encontro, o projeto cultural foi desenvolvido e aprovado pelo Ministério da Cultura para captação de recursos por meio da Lei Rouanet.

“Minha proposta era editar um livro jamais visto na nossa cidade por contemplar a história e seus personagens desde
a fundação da cidade até os dias atuais”, diz Regina Casillo. O Solar do Rosário trabalha com as leis de incentivo a cultura há mais de 20 anos e já são mais de 40 publicações entre livros e catálogos de arte.

Com tiragem de mil exemplares, o livro Curitiba – Luz dos Pinhais será vendido na livraria do Solar do Rosário ao preço de R$ 80,00. Uma outra versão será produzida para ser disponibilizada às escolas da rede municipal de Curitiba a partir de março de 2017, de forma que toda a obra seja disponibilizada aos jovens da cidade.

Serviço
Lançamento livro Curitiba – Luz dos Pinhais.
Quando: 19/12/2016
Horário: a partir das 17h30
Onde: Solar do Rosário | rua Duque de Caxias, 4 – São Francisco

(foto: facebook)