“A Virgem Maria volta para a Festa de Todos os Santos e para o Dia de Finados completamente restaurada, como deve ser”, anunciou o prefeito Rafael Greca, durante a recolocação da estátua Monumento à Piedade Cristã – Pietá no átrio do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, na tarde desta terça-feira (31/10).

Na última semana, a obra do artista plástico curitibano Marcelo Francalacci, encomendada em 1995 por Greca, na primeira gestão como prefeito, passou por completa restauração. A peça de bronze recebeu sondagem de argônio, limpeza e pátina executados pelo Ateliê João Turin, dirigido por Samuel Lago. Os responsáveis pelo restauro foram Edson José de Lima e João Carlos da Silva.

Fundação Cultural de Curitiba

“Ela estava furada, maltratada e vilipendiada. Agora a restauramos e a devolvemos ao átrio do Cemitério Municipal, a estátua da mãe de Jesus cheia de ternura no momento em que acolhe seu filho morto, aos pés da cruz”, contou o prefeito, ao lado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanharam o processo, da retirada ao retorno da peça.

Com o prefeito, estiveram ainda a pesquisadora da Fundação Cultural de Curitiba, Clarissa Grassi, Maurício Appel, do Ateliê João Turin, e servidores dos Departamentos de Serviços Especiais e de Parques e Praças, da Secretaria do Meio Ambiente.