Para celebrar o mês da cultura nipônica, a partir desta terça-feira (31/10) a Cinemateca de Curitiba recebe a “Mostra de Filmes Japoneses”. Serão cinco comédias e duas animações, todas com áudio original em japonês e legendas em português, que estarão em exibição ao público até sexta-feira (03/10).

A mostra é gratuita e traz obras atuais e premiadas de diversos diretores japoneses. Um dos destaques da programação é o filme “Key of life”, que foi nomeado em quatro categorias do Japan Academy Prize de 2012 e ganhou a estatueta na categoria de roteiro. O filme retrata a vida de Sakurai, um ator sem emprego que fracassou na tentativa de suicídio e se depara com Kondo, que cai, bate a cabeça e perde a memória. Assim que presencia o acidente, Sakurai troca sua chave de armário com a de Kondo, tomando seu lugar, sem saber que o desmemoriado é na verdade um assassino de aluguel.

Fundação Cultural de Curitiba

A exibição é promovida pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba e pela Fundação Japão, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. A exibição faz parte da Mostra de Filmes Itinerantes promovida pela Fundação Japão. Com o tema comédia, antes de vir para Curitiba a mostra foi exibida em Recife.