Curitiba assumiu nesta terça-feira (31/10) mais um importante compromisso internacional para o desenvolvimento sustentável: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para promover a prosperidade, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Em solenidade no Salão Brasil, na Prefeitura, o prefeito Rafael Greca assinou um acordo com o Movimento Nacional dos ODS, uma carta de compromisso do governo estadual para os municípios paranaenses e a adesão ao Pacto Global da ONU. “Temos um programa completo para perseguir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, lembrou Greca.

Vale do Pinhão

O prefeito citou a criação do programa de desenvolvimento de hortas urbanas, o incentivo à inovação e à economia criativa no Vale do Pinhão e a grade de educação ambiental dentro do programa Linhas do Conhecimento. “Queremos também uma imersão da cidade em programas que contemplem novas energias”, disse Greca. O prefeito também citou o Prêmio Mundial do Habitat conquistado por Curitiba em sua gestão, em 1996.

A diretora adjunta do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, a australiana Elizabeth Ryan, revelou que era interesse da organização que Curitiba fizesse parte do programa há muito tempo. “Fico feliz que temos vontade política para alcançar estes objetivos agora”, comemorou.