Cida dilata prazo para pagamento do ICMS

O Paraná adiou de 12 para 27 de junho, o pagamento do ICMS de maio. A medida tomada após solicitação de entidades e dirigentes de empresas que enfrentam dificuldades com a queda no faturamento nos dias de paralisação de caminhoneiros. “O Estado entende que a greve dos caminhoneiros afetou todo o setor produtivo. Baixamos esse decreto que atenderá os contribuintes afetados, como empresas que tiveram prejuízos e queda no faturamento”, afirmou a governadora Cida Borghetti ao assinar o decreto que trata do adiamento no prazo de recolhimento do tributo.

O presidente da ACP, Gláucio Geara, afirmou que a medida alivia o caixa dos comerciantes e das empresas. “A governadora teve a sensibilidade de entender que a paralisação afetou o movimento da economia não só durante os 10 dias de paralisação, mas também no período de recuperação, momento em que não houve registro de faturamento. Foi uma decisão acertada”, disse Geara.

O Paraná, que tem a menor alíquota de ICMS para óleo diesel do País, foi um dos primeiros a anunciar a antecipação da diminuição da base de cálculo do imposto que incide sobre o diesel. Desde o dia 1º de junho, a base para calcular o imposto foi reduzida de R$ 3,20 para R$ 2,95 e o valor valerá por 90 dias.

(foto: Jaelson Lucas/ANPr)