A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 30, na Comissão de Cultura, relatório do deputado Evandro Roman (PSD-PR) favorável ao projeto de lei 7981/17, do deputado João Daniel, que institui o Dia Nacional da Música e Viola Caipira.

“Esta é uma homenagem relevante porque instituir o dia nacional da viola e da música caipira é celebrar uma importante tradição da cultura brasileira, além de dar a um fomentador, Cornélio Pires, da música caipira o reconhecimento necessário”, disse Roman.

A reunião da Comissão e Cultura contou com a presença de diversos artistas da musica caipira e amantes do gênero.

Com a aprovação, o projeto segue para a comissão de constituição e justiça para apreciação, depois para o senado e por fim, sansão presidencial.

Homenagem – No último dia 13, a pedido de Evandro Roman, a Câmara dos Deputados fez uma sessão solene para homenagear os músicos que preservam a identidade cultural do interior do País.

“Os senhores são a garantia de que a tradição vai continuar. Vocês mantiveram firme a raiz e o sentido da música caipira, que exalta e trata muito bem do bom entendimento dos valores que são aprendidos no campo”, destacou Roman, na solenidade.

No evento, o parlamentar destacou ainda que a música caipira de raiz “tem importante valor não só cultural, mas também histórico e social, visto que retrata os fatos do País por meio das canções”. “A história do Brasil é contada pelos livros e pela letra das modas de viola”, completou.

(foto: Agência Câmara)